Passar para o Conteúdo Principal Top

Remodelação da sede do Agrupamento 1291 - Água Longa para a Criação de um Campo Escutista

Âmbito

Proposta de âmbito geral

Proponente

Diogo Magalhães Silva

Data Submissão:

04-11-2018

Proponho a remodelação da atual Sede do Agrupamento 1291 - Água Longa, que necessita de intervenção urgente e imediata, correndo sérios riscos de um eventual encerramento.

Atualmente o Agrupamento serve todas as freguesias compreendidas entre Água Longa e Santo Tirso, pois é o único Agrupamento Escutista existente. Contando atualmente com um efetivo de cerca de 70 jovens, com idades compreendidas entre os 6 e 21 anos, elementos a virem de Guimarei, como é o meu caso e do meu irmão, de Lamelas, da Reguenga e até de Alfena, com 13 anos de existência ao serviço não só do Escutismo mas também ao nível local e regional, a atual sede apresenta diversas infiltrações de água e um degradado telhado (chovendo no interior da sede), o que impede uma remodelação interior. Tudo isto tem vindo a criar fissuras e muita humidade, não oferecendo condições de segurança e salubridade para um digno desenvolvimento do Escutismo e consequentemente dos jovens.

 

Com a criação de um Campo Escutista, pretendemos fomentar o escutismo recebendo, assim mais Agrupamentos de escuteiros e dar a conhecer, não só a Freguesia mas todo o Concelho. Assim pretende-se que este Campo Escutista, não sirva só os Escuteiros, mas toda a Comunidade que abrange (Grupos de Jovens, Grupos da Catequese, Escolares e Seniores), podendo tornar-se um Campo de Férias para estes e demais Grupos. Pretendemos, também que este Campo seja uma base de apoio Logístico, para Peregrinos a Fátima, Santiago de Compostela e até mesmo à Santa Rita, podendo este apoio ser uma base para Instituições, como Bombeiros e/ou Cruz Vermelha.

Com este Campo podemos ainda proporcionar fins-de-semana em fraterno convívio familiar e em harmonia com o meio ambiente (acampamento entre Pais e Filhos) que assim o pretendam.

 

Face ao descrito, este Campo será composto por uma área de Cozinha/ Refeição; balneários masculinos e femininos, área multiusos (permitiria acantonar), zona verde para acampamento e por último uma área de reflexão.

Com tudo isto, pretendemos continuar a SERVIR a comunidade e a EDUCAR os jovens de todo o Concelho, de forma dinâmica e em comunhão com a Natureza.  

Valor Estimado: 85.600,00€

Mais informações no ficheiro em anexo.